14.2.05



Transformações do audiovisual
O Caderno Central do último número da revista TELOS aborda a temática das novas práticas e mutações do audiovisual no dossier «Transformaciones del audiovisual - Nuevas miradas». Trata-se de um muito interessante dossier, de que reproduzimos aqui o essencial da síntese de apresentação.

O audiovisual é hoje um importante espaço de reflexão das mutações da comunicação moderna. Converteu-se, claramente, num «laboratório de experimentação e de mudança da comunicação e cultura contemporâneas, onde se transformam aceleradamente não só a produção e a distribuição de mensagens como também as relações comunicativas e os usos dos receptores.»

Em consequência da multiplicidade da oferta e da fragmentação do modelo tradicional, os conteúdos da “neo-televisão” têm também a sua evolução, e desta forma provocam também uma mudança no “contrato” com o público. Nesta perspectiva, o audiovisual está no cerne da emergência de novas linguagens, de novos modos de distribuição e convergência com os novos media e da complexidade do multimédia interactivo.

Gérard Imbert, no artigo «Nuevas formas televisivas. El transformismo televisivo o la crisis de lo real (de lo informe a lo deforme)» centra a sua análise da “tele-realidade” em múltiplos formatos, o que, segundo o investigador, conforma cada vez mais a televisão como um «descomunal instrumento de fabricación de la realidad».

Jesús Alcalde e Javier Reyes, em «De la forma audiovisual a la fórmula multimedia. La plurinformación televisiva» fazem uma reflexão sobre a fragmentação da oferta e da procura a que correspone «una pantalla fragmentaria, con múltiples fuentes de información icónicas y sonoras, dos lenguajes a su vez mutuamente emancipados en combinaciones múltiples.»

Nereida López Vidales titula o seu texto «Los medios audiovisuales en el tercer milenio. Atrapados en la tela de araña» e estuda a convergência do audiovisual com a Internet, especialmente na irrupção da Web TV «en la búsqueda de una televisión interactiva que está cambiando los contenidos y los modos de consumo.»

Finalmente, Claudia Rausell Köster, em «Nuevos relatos audiovisuales. Hacia una definición del relato audiovisual interactivo» aborda o tema da difícil construção da narrativa audiovisual interactiva que se expande dos meios audiovisuais à Internet.
Site Meter