15.2.05

Criado o Forum Português TVAD

Foi criado o Fórum Português TVAD (Televisão de Alta Definição), membro do European HDTV Forum , cuja missão será de fomentar a divulgação deste novo formato. O Fórum prepara um Portal Web com 5 vertentes :
- Consumidor - A secção mais extensa do site fornecerá esclarecimentos e aconselhamento técnico ao consumidor para dar a conhecer o que é a TVAD, as várias opções presentes e futuras de visionar em AD, proporcionar demonstrações para quem deseja 'ver para acreditar' que estamos perante uma Qualidade Superior de Imagem TV.
- Produtores Video AD - Divulgando e apoiando mais produções nacionais em AD, oferecendo um interface com os fabricantes de equipamento de Produção AD.
- Broadcast AD - Promover e apoiar a produção de conteúdos TV nacionais em AD pelos operadores para futura utilização e realização de emissões experimentais.
- Cinema Digital 2k/4k - Promover informação e demonstrações junto do consumidor para lhe dar a conhecer esta nova Imagem em Alta Definição no Cinema e nessa base promover a criação de novas salas de Cinema Digitais em Portugal com o apoio dos fabricantes de equipamento D-Cinema e do ICAM.
- Notícias - Esta secção manterá actualizações permanentes sobre o programa Europeu de TVAD a ser preparado na Comissão Europeia, da situação em Portugal relativa à TVAD e TDT e de novidades a nível tecnológico seja de Equipamento seja de Programas.

Em finais de Outubro haverá uma 1º Conferencia Internacional com a participação de Entidades Reguladoras Europeias (EBU-DIF-EICTA ), dos Forums HDTV Europeus, da componente Indústria (Fabricantes, Brodcasters, Operadores Satélite ) e da componente Institucional Portuguesa para fazer o ponto de situação sobre o desenvolvimento da TVAD na Europa e seus reflexos em Portugal. (Contacto: Eng. Pedro Belo - Forum Português TVAD - pbelo@mail.telepac.pt)
Site Meter