27.2.05

Contra o baixo nível na TV

Do Brasil vem algum do telelixo, mas vêm também grandes notícias. Como a que o Público traz hoje: «Anunciantes aderem à campanha contra o baixo nível na TV». Com o subtítulo «Brasil tenta elevar o nível da televisão», diz a notícia que deputados brasileiros do Comité de Ética na TV da Comissão de Direitos Humanos e Minorias conseguiram convencer grandes empresas a evitar anunciar junto a programas considerados degradantes. A campanha tem nome: «Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania». E o líder do 'ranking da baixaria' brasileiro é a novela Senhora do Destino (em 54 reclamações - 20% do total - os telespectadores brasileiros acham que a novela força no "apelo sexual" e na "incitação à violência" em horário impróprio), novela que passa actualmente na SIC, em horário nobre.
Um director da cervejeira Kaiser diz mesmo na peça de Paulo de Vasconcellos que «O mercado de cervejas não é sustentável se as empresas não adoptarem políticas de responsabilidade social».
Fica então a pergunta: será que a TV é sustentável se os operadores de televisão passarem ao lado da responsabilidade social e da certificação da qualidade?

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