5.1.05

Espanha antecipa switch-over para 2010

O governo espanhol respondeu já aos pedidos dos operadores privados no sentido de ser retomada o projecto da TDT quanto antes.

No último dia do ano, o ministro da Indústria anunciou, através da apresentação do «Anteproyecto de Ley de medidas urgentes para el impulso de la televisión digital terrestre, de la liberalización de la televisión por cable y fomento del pluralismo», uma nova data para o switch-over no país vizinho, antecipando de 2012 para 2010 o fim das emissões analógicas.

Segundo o ministro, a partir do último trimestre do ano de 2005 a TDT poderá avançar com cerca de 20 canais.Trata-se agora de levantar obstáculos e de superar receios de modo a todos os actores poderem avançar em conjunto.

A TVE, televisão pública espanhola, deverá ter na TDT não só os canais 1 e 2, como ainda os canais que distribui por satélite, a saber: Canal 24 Horas, Teledeporte, Canal Clásico, Canal Nostalgia, Canal Grandes Documentales devendo lançar um novo canal dedicado à infância e aos jovens.

Para por em prática o novo plano, o governo terá que modificar as diferentes leis sectoriais, designadamente: a ‘Ley de Televisión Local’, a ‘Ley General de Telecomunicaciones’ e a ‘Ley de Televisión Privada’.

Site Meter