11.10.07

Bibliografia portuguesa na área dos Estudos Televisivos (Teses de Mestrado) (act.)

(Esta é uma primeira listagem de teses de mestrado defendidas em Portugal onde a temática da televisão é central. Actualizaremos esta base sempre que nos cheguem novos dados. Solicita-se assim a colaboração de todos nesta pesquisa).

SARDO, Manuela Cristina da Costa, “Contributo da Televisão para a Aprendizagem Informal de Ciência” tese de mestrado em Comunicação e Educação em Ciência pela Universidade de Aveiro, Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas. Universidade de Aveiro, 2007.

RIBEIRO, Luísa Coelho, "Indústria do Cabo em Portugal: Concorrência, Dinâmica e Tendências de Mercado”, dissertação de mestrado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2007 (Publicada pela Formalpress/Rés XXI, 2007).

PATO, Luís Miguel, “Estratégias de Produção e Difusão de iTV no Contexto da Migração para o Digital”, tese de Mestrado em Ciências da Comunicação (DCC-FCSH) 2007.

FILHO, Willy Pereira da Silva, "Imagem do Imigrante Brasileiro no Jornalismo Televisivo Português 2004-2006”, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 2007.

CARNEIRO, Maria Dolores Ferreira. O Serviço Público de Televisão e a Informação Regional: Uma Análise Comparativa entre Dois Noticiários Regionais da RTP, Braga: Universidade do Minho, 2006.

GONÇALVES, Daniela, “A Televisão e as Interacções Familiares: Um estudo empírico na cidade de Lisboa” (Dissertação de Mestrado em Sociologia), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 2006.

MARTINS, Luís Oliveira, Mercados Televisivos Europeus – Causas e efeitos das novas formas de organização empresarial, dissertação de Mestrado em Comunicação e Indústrias Culturais, FCH, Univ. Católica Portuguesa, 2005 (Publicada na Porto Editora, 2006).

GERALDES, Ana Sofia, Televisão Regional em Portugal – NTV: Voz do Norte ou o Reforço do Serviço Público, Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa, 2004

SOARES, Tânia de Morais, “Cibermedi@: Os Meios de Comunicação Social Portugueses Online”. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Departamento de Sociologia, ISCTE, 2004.

MOTA, Gisela Machado da, “O Primeiro Dia Europeu de Portugal: Cenas de Uma União Selada pela Televisão – Análise da Telecerimónia de Assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à CEE”, dissertação de Mestrado em História Contemporânea, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003.

BRANDÃO, Nuno Goulart, “A Televisão Generalista e a Abertura dos Telejornais”, Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Departamento de Sociologia, ISCTE, 2002 (Publicada na Editorial Notícias, sob o título O Espectáculo das Notícias, 2002)

COSTA, Jorge Manuel Paixão da, “A Telenovela – Genealogia de um modo de produção: o caso português”. DCC-FCSH, 2002 (Publicada pelas Edições Universitárias Lusófonas, 2002)

SANTOS, Cristina Rebelo, TV Regional e Região Norte: Uma Contextualização à
Proximidade Regional, Porto: Publismai, 2002

FILIPE, Ana Sofia Mantovani, “A Influência da televisão na socialização dos jovens: A realidade de dois estabelecimentos de ensino secundário” (Dissertação de Mestrado em Sociologia), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 2001.

NASCIMENTO, José Rafael, “Determinantes da Satisfação do Consumidor e Estratégias Decorrentes – o caso da Televisão por Cabo” (1999), dissertação de mestrado em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE, 1999 (Publicada pela Principia, 2000).

FARRACHO, Maria João Reis Teixeira Folques, “Consumo Televisivo dos Jovens e a sua Relação com a Família” (Dissertação de Mestrado em Sociologia), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Lisboa, 1999.

FERNANDES, Ana Paula Menezes, “Tele…Visões do Público - Um Estudo Sobre a Realidade Portuguesa”. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Departamento de Sociologia, ISCTE, 1999 (Publicada pela Minerva Coimbra, 2001).

LOPES, Felisbela, "O Telejornal e o Serviço Público" dissertação de mestrado, Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (Publicada pela Minerva Coimbra, 1999)

NETO, Paulo Alexandre da Palma Oliveira, “Já há Estrelas no Céu - Uma reflexão crítica sobre a emergência do estrelato na informação televisiva em Portugal”, Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Departamento de Sociologia, ISCTE, 1999.

MORENO, Alfredo Manuel Conde, «Visão Clara e Contravisão - Público e Televisão em Portugal (1992-1996)», em Comunicação, Cultura e Tecnologias Dissertação de Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, Departamento de Sociologia, ISCTE, 1997.

PONTE, Cristina, “Programação e Produção Televisiva para Crianças: um Estudo de Ofertas (1957-1991)”, dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação, DCC-FCSH, 1994(publicada pela Escola Superior de Educação João de Deus, 1998).

Etiquetas:

Site Meter