2.2.07

Socorro, quero ir à Televisão!

A modelo e empresária Rita Egídio, lançou um workshop intitulado «Socorro Quero Ser Famoso!». O curso, de meia dúzia de horas de duração, aborda temas como a fama, o reconhecimento, os media e a notoriedade, como criar uma carreira estável, positiva e douradora, muito embora sejam alertados desde logo os inscritos e potenciais candidatos para não acreditarem que “vão sair do mini curso famosos”. Como é dito no programa do curso, “isso depende das capacidades, do esforço, da sorte e do trabalho de cada um”…

A crer nas notícias (
Prova Oral, Antena 3, e Jornal da Noite da SIC, que passará uma reportagem sobre o tema), a maior parte dos inscritos têm a sua pequena-grande obsessão de serem famosos, começando logo por ambicionar “aparecer na TV”…

De facto, aparecer na TV tem por vezes o efeito de uma espécie de entronização social. É a ascensão à dignidade mediática-televisiva, o que, para pessoas com uma boa dose de imaginação pode levar a uma exaltação desproporcionada, fazendo-se crer que entraram para o Olimpo dos pequenos deuses televisivos.

No fundo, o aparecer na TV pode funcionar para o comum dos mortais como uma redenção, como a “salvação da alma”, expiando todos os pecados de uma vida não tanto pecaminosa, mas antes passada na mais entediante banalidade e no mais profundo apagamento pessoal e social.

Essa exposição social através da televisão acaba assim por ser a conquista de uma certa e relativa notoriedade pública, que se mais consequências não tiver – e normalmente não tem -, funciona para o próprio como símbolo de afirmação pessoal no espaço público. Donde, a conquista dos seus minutos de celebridade e de fama funcionar como uma espécie de catarse, de purificação do ego.

Evidentemente que se tudo corresse como nos contos de fadas, todos os frequentadores do curso se arriscariam a uma segunda inscrição, mas agora para frequentarem o módulo “Socorro, sou um homem de sucesso”… O problema é quando ao fim dessa meia dúzia de horas caírem na real e se aperceberem que não ficaram nem com a fama nem com o proveito...
Site Meter