1.3.06

As 7 novelas brasileiras diárias da SIC são ou não uma grosseira violação da Lei da TV?

Veja-se a programação da SIC de hoje (como dos outros dias da semana) e pergunte-se se esta é uma programação que respeite a Lei da Televisão e os princípios do próprio canal enunciados aquando da obtenção do alvará de emissão.

Das 14h10 até às 00h45 (Terça, 28/2/2006), à semana, são em regra 7 telenovelas brasileiras que estão alinhadas ao longo de mais de 12 horas de emissão, preenchendo a esmagadora maioria do tempo de difusão da tarde e o horário nobre do canal.

Uma tal estratégia não deixa alternativa para praticamente mais nada, em termos de diversidade da oferta e sobretudo em termos de uma programação que defenda a identidade cultural portuguesa, a que a Lei obriga a SIC, designadamente pelos enunciado do Artigo 9.º - Tipologia de serviços de programas televisivos: 2 - Consideram-se generalistas os serviços de programas televisivos que apresentem uma programação diversificada e de conteúdo genérico. E Artigo 10.º - Fins dos serviços de programas generalistas: c) Favorecer a criação de hábitos de convivência cívica própria de um Estado democrático e contribuir para o pluralismo político, social e cultural; e d) Promover a cultura e a língua portuguesas e os valores que exprimem a identidade nacional.

Impõe-se uma análise desta questão por parte da ERC. Aguardaremos a resposta.

8 Comments:

Blogger Francisco said...

Pois é.
Ontem, como estive em casa, tive a "pachorra" de ver um bocado de uma dessas novelas (se não estou em erro, intitula-se "alma gémea"), e fiquei de "cara à banda".
É que, para além do atropelo aberrante da Lei, os conteúdos não são nada edificantes.
Então não é que essa novela está cheia de referências a ocultismo, traição, ausência de escrúpulos, revanchismo social, violência psicológica, etc?
Muito edificante, pois então...
Isto tudo "sem filtro" e a horas em que as crianças andam pela casa...

12:32 da tarde  
Blogger antónio paiva said...

.....não é de novelas que o "povo" gosta, a violações são tantas que já estamos dormentes.....

1:24 da tarde  
Blogger Carlos said...

Os portugueses deviam mesmo é restaurar a Inquisição para impor a moral e os bons costumes a sociedade. outra opção é ressuscitar Salazar...

5:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foi terrível o comentário que o Aldair fez!!! absurdo!!! Restaurar a inquisição??? O que tens na cabeça? será titica de galinha?
Sou brasileira e também acho que o conteúdo de nossas novelas são péssimos, só violência, trapaça, homossexualismo, muito sexo depravado, ocultismo, adultério, o que há de pior,fazendo com que pessoas de outros países, onde a novela brasilleira é trasnmitida, pensem o pior de nós.
Essas novelas só deturpam a imagem do Brasil e do povo brasileiro.
Mas quanto a restaurar a inquisição foi um exagero da parte do leitor Aldair, você tem jeito de ser Hitlerista!!!!

3:22 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

as novelas brasileiras sao umas das melhores do mundo, a falta de conhecimento d senhores e senhoras q teccem criticas as novelas s leigas e n tem conhecimento d realidade q vivemos? ou sera q sao santas? ingenuas? as novelas retratam a realidade d mundo q vivemos um mundo cheio de violencia, corrupcao, e traicoes...novelas apenas retratam d maneira leve, pq a realidade e bem cruel,as novelas no entanto faz criticas e alerta a sociedade para doencas, precoiceitos d toda as formas , orienta , monstra as injusticas, a fome, e divulga varios outros servicos...n sao so demagogia, novela e cultura, opcao,lazer...vamos olhar alem d q as novelas transmitem...ou sera q estamos vivendo no ano da pedra, acorda para realidade, os noticiarios estao para mostrar as violencias d mundo q sao bem cruel bem mais q nas novelas q sao apenas ficcao.

5:23 da tarde  
Blogger novelista said...

A questão inicialmente focada é o excesso de novelas brasileiras na programação da SIC, que o autor deste blogue verificou em 2006. Eu concordo. Só que teci essa crítica no ano 2000. Acho inclusive, que esta opção de grelha dita a morte da estação como a favorita dos portugueses e claro, catapultou as produções portuguesas de outros canais, já que ficaram impossibilitadas de exibir produções da TV GLOBO.

É parvo, continuar a apostar no excesso de uma coisa que cansa. Quanto ao conteúdo das novelas, isso é um assunto diferente. Não sei como um brasileiro pensa que o seu país sai lesado através das novelas, porque cada vez que vejo somente uma chamada, a ideia que passa é que no brasil todos são ricos, vestem bem, estão sempre maquilhados e muito bem penteados e de manicure feita. Novela é ilusão. Retrata a realidade sim, mas põe-na mais bonita. Porque favelado sujo e de roupa descosida não é o mesmo que se vê na Portelinha de Duas Caras, onde se passeiam os melhores penteados que já vi!

6:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://www.ipetitions.com/petition/SICincompetente

petição de recolhas de assinaturas para um comportamento decente no trato das novelas em exibição, em particular, Ciranda de Pedra, agora no ar com cenas cortadas.

4:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria de alertar para uma petição que está a decorrer contra os abusos da SIC. Desta vez por causa do tratamento dado à novela Ciranda de Pedra, que começou por mudar várias vezes de horário sem que os espectadores fossem avisados e agora simplesmente desapareceu do ar. A SIC cancelou a sua transmissão sem mais nem menos e sem aviso. Isto é inaceitável! É impossível fidelizar os espectadores a um programa agindo desta maneira. Não admira que as audiências sejam baixas, a culpa não é da novela que tem a qualidade conhecida da TV Globo, a culpa é inteiramente da SIC, que não vai longe se continuar a não ter respeito pelos espectadores. Por favor ASSINEM a Petição e divulguem-na. Só unidos podemos fazer valer os nossos direitos. Para assinar é só aceder a:
http://www.PetitionOnline.com/ptnovela/petition.html
Obrigada
Irene Cabral

11:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter