14.7.05

Programa de História dos Media

2006-2007

Pretende-se desenvolver nesta cadeira uma reflexão em torno da genealogia de estruturas histórico-comunicacionais, das respectivas mediações simbólicas e tecnológicas e do campo dos media. Do mesmo modo se fará a análise de contextos, práticas, regularidades, arquivos, e das condições de produção histórica do real comunicacional e da lei dos sistemas que orientam o aparecimento de enunciados como acontecimentos singulares.

Na abordagem dos diferentes tempos históricos, procura-se problematizar a emergência de campos de mediação, designadamente a partir da interpretação das grandes mutações e na configuração das diferentes estruturas comunicacionais, tecnológicas e simbólicas. Serão considerados diferentes universos - as sociedades de cultural oral; a emergência da escrita; o universo tipográfico, o livro e a imprensa; a sociedade pós- industrial e os media de massa, analisando os dispositivos histórico-culturais das diferentes épocas históricas e/ou comunicacionais.

A cadeira de História dos Media está assim organizada em grandes capítulos, o primeiro dos quais - Epistemologia da História dos Media - tem uma preocupação fundamentalmente teórica e metodológica. Nele se procurará repensar as diferentes contribuições provenientes do âmbito da filosofia e da teoria da história, com relevância, quer para o trabalho historiográfico no campo dos media, quer para uma crítica da própria história enquanto 'grande narrativa' na encruzilhada de saberes em crise.

Os capítulos seguintes configuram-se necessariamente como um todo. A história dos media não é, no nosso entender, a história conjuntural de determinado 'fenómeno' ou campo mediático dado como totalidade inexpugnável, é sim uma figura global sempre em processo de mudança, um corpo de tensões, uma cadeia de interdependências recíprocas. Nessa medida, a história das mediações simbólicas e tecnológicas - das sociedades de cultural oral às dramaturgias da pós-modernidade - emerge como um universo fecundo de sentido, em constante actualização, sendo certo que quanto mais densos e aprofundados são os problemas e dependências recíprocas, mais se tornará visível a constituição de um dispositivo histórico-cultural comum pré- e pós-alfabético.

Trata-se portanto de provocar uma reflexão em torno da genealogia de estruturas comunicacionais, numa perspectiva fundamentalmente histórico-cultural. No estudo dos diferentes tempos históricos procurar-se-á problematizar o sentido da emergência - o sentido da história - de diferentes universos comunicacionais e respectivos campos mediáticos, a partir essencialmente da interpretação das grandes mutações observáveis nas linhas de fractura e na configuração das diferentes estruturas.

Em análise estarão quer os macro acontecimentos e as grandes estruturas históricas, quer os micro fenómenos comunicacionais, do fait-divers aos meta-acontecimentos e à actualidade trágica. Procurar-se-á conduzir à definição dos seus parâmetros isomórficos, na sua genealogia, e confrontar os mecanismos de regulação da produção simbólica nas diferentes épocas. Em acréscimo, propõe-se o aprofundamento da reflexão entre o campo de dominação e o campo de comunicação, analisando os dispositivos de dominação propriamente ditos, designadamente a partir da noção de dispositivo histórico-cultural pós-alfabético, e com base no postulado que considera a história da comunicação 'pública', e também 'privada' - é a história de um fluxo unívoco de dominação.

Colocar-se-á então ao historiador o problema das condições de produção histórica - de um quadro legal, de um discurso, ou saber, de um relato événementielle, por exemplo. É através do trabalho 'arqueológico' dos contextos, discursos e condições de possibilidade que se chegará à descrição intrínseca desses documentos, das formações discursivas em que se inserem, procurando as regularidades que se enunciam, a figura que se forma.

Importará pois trabalhar o campo das excisões que nos apelam à descoberta da lei do sistema que orientou o aparecimento de enunciados como acontecimentos singulares, produzindo dessa forma aquilo que é lícito chamar de 'real' ou, pelo menos, as formas e o conteúdo da visibilidade desse real mediatizado. Emergirá, nestas circunstâncias, um 'media' ou um acontecimento-monumento, configurado como produto de um contexto histórico-cultural que lhe deu corpo segundo as relações de forças que aí detinham o poder e também em função das formações não-discursivas então estabelecidas, das condições de enunciação e contextos criados, dos efeitos assegurados por uma descrição do mundo que é, finalmente, uma nova ordem discursiva do real e do mundo.

INTRODUÇÃO

1. Introdução à cadeira: programa, bibliografia e sistema de avaliação
Questões sobre a História dos Media em Portugal

2. Introdução à Teoria da História : da História à crítica da comunicação
Metodologias, pesquisa crítica e empírica
O jornalista, o historiador e os media
Dispositivo histórico-cultural clássico e moderno
O retorno da techne

EPISTEMOLOGIA DA HISTÓRIA DOS MEDIA

3. História, tempo e media
A história, o historiador e os mass-media
O regresso do acontecimento
O acontecimento e o historiador do presente

4. Para uma sociologia histórica das práticas culturais
Documento/monumento
História, escrita de ficção
No grande jogo da História
Para uma epistemologia da história dos média - de McLuhan a Foucault

GENEALOGIA DA ESCRITA E DO LIVRO

5. Modelos e profecias da Aldeia Global: McLuhanLivro: uma abordagem histórica
A cultura oral, a origem da escrita e a economia antiga
Escrita, Poder, Estado

EMERGÊNCIA DA TIPOGRAFIA E DA IMPRENSA

6. O novo espaço público e a ordem disciplinar do olhar
A origem da tipografia e da esfera pública crítica
Pré-História e primeira Infância da Imprensa
Elogio e elegia do jornalismo


A IMPRENSA E A ERA INDUSTRIAL

7. Século XVIII: A Glória da Inglaterra
A Revolução Francesa e a Imprensa
A Liberdade e a Imprensa
A Idade de Ouro
A Grande Guerra


A IMPRENSA EM PORTUGAL

8. Os Primórdios
A Imprensa romântica ou de opinião
A fase industrial da imprensa


OS MASS MEDIA

9. Genealogia da sociedade de consumo e emergência da publicidade
O dispositivo comunicacional moderno

10. A emergência da Rádio :
O período nazi
A Rádio na URSS
A Voz da América
A BBC

11. A Rádio em Portugal
A Rádio ao tempo de Salazar e Caetano
Rádio : do marcelismo aos nossos dias

12. A emergência da Televisão e o caso português
Salazar, a censura e os media.
Salazarismo e TV
Caetano e a RTP
A fragmentação do modelo audiovisual

Bibliografia essencial

ALVES, José Augusto dos Santos
A Opinião Pública em Portugal (1780-1820), UAL, Lisboa, 2000.

ALVAREZ, Jesus Timoteo
Historia y modelos de la communication en el siglo xx, Ariel Comunicacion, 1986.

CÁDIMA, Francisco Rui
História e Crítica da Comunicação, Século XXI, Lisboa (2ª edição), 2002.
Desafios dos Novos Media, Editorial Notícias, Lisboa 1999.
Estratégias e Discursos da Publicidade, Veja, Lisboa, 1997.
Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa, Presença, Lisboa, 1996.
O Fenómeno Televisivo, Círculo de Leitores, Lisboa, 1995.

CHARTIER, Roger
A História Cultural - Entre práticas e representações, Difel, 1988.

FOUCAULT, Michel
A Arqueologia do Saber, São Paulo, Vozes, 1971.

FRANCO, Graça
A Censura à Imprensa (1820-1974), IN-CM, Lisboa, 1993.

GOODY, Jack
A Lógica da Escrita e a Organização da Sociedade, Edições 70, 1987.

HABERMAS, Jurgen
Historia y critica de la opinión publica, Gustavo Gili, Barcelona, 1981.

HALE, Julian
La radio como arma politica, Gustavo Gili, Barcelona, 1979.

JEANNENEY, Jean–Noël
Uma História da Comunicação Social, Terramar, Lisboa, 1996.

LeGOFF, Jacques
«Documento-Monumento», Enc. Einaudi, IN-CM, Lisboa, 1984.
Reflexões sobre a História, Edições 70, Lisboa, s/d.
A Nova História, Edições 70, Lisboa, 1983.

McLUHAN, Marshall
A Galáxia de Gutenberg, CEN, 1977.

TENGARRINHA, José
História da Imprensa Periódica Portuguesa, Editorial Caminho, 1989.

WILLIAMS, Raymond
Historia de la Comunicacion, Bosch, Barcelona, 1992.
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