29.4.05

Audiência de programas de Informação cresce 45% em 2004

No Diário Económico Catarina Frazão analisa estudo da Eurodata TV em 73 países e conclui que «os programas de informação que passaram nas várias televisões mundiais, em 2004, registaram um aumento de 45% de audiência face ao ano anterior»

«Este crescimento deveu-se sobretudo aos grandes acontecimentos internacionais, como a guerra no Iraque, as eleições presidenciais nos Estados Unidos da América, e o alargamento europeu. O desporto foi, no entanto, o género mais visto.

«A informação atingiu o topo do ‘ranking’ em 11 países representando 18% do ‘top’ dos programas mais vistos a nível nacional. As notícias diárias ocuparam 55% deste género, os ‘magazines’ 23%, os documentários 12% e os programas políticos 10%.

«Os importantes acontecimentos desportivos, como os Jogos Olímpicos de Atenas, o Campeonato Europeu de Futebol ou os jogos de qualificação para o Mundial de 2006 atraíram mais de 50% das melhores audiências de programas desportivos colocando este género em primeiro lugar, em 19 países.»

«Tirando os programas desportivos e os de duração inferior a cinco minutos, a ficção foi o género mais popular, angariando uma quota de 46% no conjunto dos programas com mais audiência em 2004. Dentro da ficção, as séries prevalecem sobre o cinema, com 46% e 25% do total da audiência deste tipo de programação, com os títulos “Friends”, e “CSI” a dominarem.

«No geral, o consumo de televisão aumentou no ano passado face a 2003. A América do Norte registou o maior tempo médio de audiência diário, 4 horas e 28 minutos.»
Site Meter