Bibliografia portuguesa na área dos Estudos Televisivos (1)
Começamos com as principais publicações de Eduardo Cintra Torres. Aproveita-se para solicitar a todos os autores portugueses com textos (designadamente livros, artigos científicos, recensões e outras publicações relevantes na área), que nos enviem as respectivas referências, de modo a estruturarmos uma base de dados nacional o mais completa possível.
Eduardo Cintra Torres
LIVROS
● Anúncios à Lupa. Ler publicidade, Lisboa, Bizâncio (2006)
● A Tragédia Televisiva. Um Género Dramático da Informação Audiovisual (2006), Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais (ICS)
● Reality Shows, Ritos de Passagem da Sociedade do Espectáculo (2002), Coimbra, Minerva
● Ler Televisão – O Exercício da Crítica contra os Lugares Comuns (1998), Oeiras, Celta Editora
ARTIGOS
● «Rites de passage de la société du spectacle», MédiaMorphoses, numéro spécial, Institut National de l'Audiovisuel, Paris (2003), 58-64
● «Televisão do Nós e Televisão do Eu – A Encruzilhada da Televisão Generalista», Análise Social, vol.XXXVIII (169), 2003
● «A Ética da Crítica Jornalística», Revista de Comunicação e Marketing, ISCEM, nº 4, Julho de 2004, 9-18
● «Identificando um Género: A Tragédia Televisiva», Actas do Congresso LUSOCOM, 2004
● «Un point de vue portugais», MédiaMorphoses, hors série, «Une télévision sans service public?», Institut National de l'Audiovisuel, Paris (janvier 2005), 151-157
● «O Crítico de Televisão para Além do Espectador Profissional», in José Carlos Abrantes, coord. (2005), A Construção do Olhar, Lisboa, Livros Horizonte, 51-59
● «Revalidar a Teoria dos Media Events» in Gustavo Cardoso (2006) e Rita Espanha, orgs., in Comunicação e Jornalismo na Era da Informação, Porto, Campo das Letras
● «O Telepatriotismo durante o Euro 2004», in Felisbela Lopes e Sara Pereira, coord. (2006), A TV do Futebol, Porto, Campo das Letras
● «Television in Portuguese Daily Life», in Anthony David Barker, ed., Television, Aesthetics and Reality (2006), Cambridge, Cambridge Scholars Press
● «Multidões e Audiências», in José Carlos Abrantes e Daniel Dayan, org. (2006), Televisão: das Audiências aos Públicos, Lisboa, Livros Horizonte
● «Peter M. Herford: Na CBS durante os Anos Kennedy e a Guerra do Vietname. Entrevista», in Media & Jornalismo, nº9, Ano 5, 2006
● «11 de Setembro: As Quatros Fases do Evento Mediático», in vários autores, Casos em que o Jornalismo Foi Notícia (2007), Porto, Campo das Letras
● «A Mala-Posta inglesa e o autocarro da Selecção», Congresso SOPCOM, 2007
ARTIGOS SUBMETIDOS A PEER REVIEW
● «Bandeira e multidão, dois símbolos nacionais» (submetido Setembro 2007)
● «Debates presidenciais na televisão: à procura de interesse, avaliação e efeitos» (submetido em Agosto de 2007)
RECENSÕES
● Luísa Schmidt, Ambiente no Ecrã. Emissões e Demissões do Serviço Público Televisivo, in Análise Social, Vol. XL (177), 4º trimestre de 2005, 977-979
● François Jost, Compreendre la télévision; Régine Chaniac e Jean-Pierre Jézéquel, La télévision, in Análise Social, Vol. XLII (183), 2º trimestre de 2007, 977-979
OUTRAS PUBLICAÇÕES
● «Literatura e Televisão - Primeiras Reflexões», in II Jornadas Científico-Pedagógicas de Português (2002), Coimbra, Almedina, pp.139-145
● «Os Media Portugueses e as Comunidades Europeias», in A Opinião Pública Portuguesa e a CEE (1987), Lisboa, Centro de Estudos Europeus
JORNALISMO E CRÍTICA JORNALÍSTICA
● Crítico de televisão e media no Público (1996-)
● Crítico de publicidade na Pública (2000-1) e Jornal de Negócios (2003-)
● Comentador de televisão na Rádio Renascença (2001-2005)
MATERIAIS DIDÁCTICOS: CD-ROMs
● CD-ROMS: Vamos Ler Imagens! (1 - Vamos Ler Imagens Fixas; 2 - Vamos Ler Imagens em Movimento), Lisboa, Ministério da Educação/CENJOR (2006)
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home