15.6.06

Novas da portuguesa república televisiva das bananas (act.)

E assim continua a Televisão paga em Portugal: entre o 'quase monopólio' da PT e as 'práticas restritivas da concorrência' da SIC e da TV Cabo.

A Manchete do Público de ontem refere que a Autoridade da Concorrência prepara multa à parceria entre a SIC e a TV Cabo. Lembrando que o regulador analisa um processo que vem desde 2001 por "práticas restritivas da concorrência", SIC e TV Cabo sujeitam-se agora a uma multa até 10 por cento do volume de negócios por restringirem a concorrência no mercado da TV por cabo.

Sabe-se que as administrações da Media Capital e da PT continuam ainda (ao fim de vários anos de conversas de surdos, dado o alegado acordo de exclusividade entre a SIC e a PT) a negociar a entrada de novos canais na rede por cabo. A aposta da TVI será na Informação e o objectivo é concorrer com a SIC Notícias e a RTPN. Segundo o texto do CM - TVI Notícias avança, "depois de vários adiamentos – que poderão ser justificados com um eventual acordo de exclusividade assinado entre a SIC, a TV Cabo e a PT Multimédia –, o projecto poderá estar no ar até ao final deste ano ou no início do próximo. A coordenação do futuro canal de notícias caberá ao jornalista Henrique Garcia."

Entretanto, na TV Digital Terrestre, um estudo do BCP defende que Portugal deve investir "o mais rápido possível" nesta área, embora reconheça que os custos da TDT vão ser maiores do que o esperado e que "se o grupo PT se mantiver como está neste momento, poder-se-á manter um 'quase monopólio' da PT Multimédia no sector da televisão paga".

Ainda do Diário Económico, um pequeno ponto de ordem à mesa: "O executivo entende que é preciso avaliar se há, ou não, interessados numa altura sensível nas telecomunicações. O Governo assumiu que a OPA da Sonae sobre a PT pode adiar o concurso de televisão digital terrestre (TDT). “Temos que ser sensíveis porque o mercado está muito absorvido com a OPA da PT e temos que saber se os operadores estão interessados em concorrer ou não”, disse o secretário de Estado das Obras e Comunicações, Paulo Campos durante o IV Fórum Infra-estruturas organizado pelo Diário Económico."

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

mais um canal de notícias no cabo? Aqueles que vaticinaram um futuro sombrio, há uns seis anos, para a SIC Notícias, devem abrir a boca de espanto... Não só a SIC N singrou, como também a RTP já tem o seu canal N a crescer com boas perspectivas. De facto, de início dizia-se que a TVI lançaria um canal de notícias, mas temático, dedicado às questões económicas. Agora, o objectivo já é concorrer com os dois canais existentes, mas "à nossa maneira", diz Henrique Garcia. "À nossa maneira"?! Que quererá isso dizer? Com um estilo de jornalismo TVI que, apesar de refreado pelos espanhóis, continua a pautar-se por uma abordagem populista? Isso dispensamos, com toda a certeza.

11:53 da manhã  
Blogger Jorge Guimarães Silva said...

Gostaria de saber o porquê de tanto atraso, tanta burocracia. Não consigo entender este país. Tudo tem mil e uma análises (normalmente feitas por gente que nada entende do assunto) e depois é o que (não) se vê.

1:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter