11.5.05

Novos media, novas prácticas


Encontro Arte e Comunicação, CCB, 2-3-4 de Junho (Org: CECL):

A reflexão que propomos toma como ponto de partida um conjunto de novos conceitos aos quais estão associados novos saberes, novas competências e novas práticas, presentes nos mais diversos domínios da experiência contemporânea, da ciência à cultura, da produção industrial ao entretenimento: programar e desenhar, interagir e jogar, sintetizar e simular. Tais parecem ser as palavras de ordem da nova dinâmica cultural e os princípios da nova plasticidade do mundo. Interroguemos então o seu sentido mais profundo e a possibilidade de com eles emergir uma reinvenção do gesto poético.

PROGRAMAÇÃO E DESIGN
Estarão a programação e o design a tornar-se num novo princípio das formas culturais? A todas as novas possibilidades operatórias e expressivas parece presidir, no mundo das máquinas informacionais, a escrita de um programa, tal como a todos os seus sistemas, aplicações, interfaces ou mesmo circuitos electrónicos parece presidir um design. Tratar-se-á de uma reinvenção da escrita? De uma expansão radical do design? De um novo espaço simbólico onde todo o gesto poético necessariamente se enraiza? O que significa criar na era da programação e do design?José A. Bragança de Miranda (Dep. de Ciências da Comunicação - Univ. Nova de Lisboa) Henrique Garcia Pereira (Instituto Superior Técnic - Universidade de Lisboa) José Luis Brea(Universidad Castilla La Mancha, Madrid)


INTERACTIVIDADE E JOGO
Será a interactividade uma mera possibilidade técncia e um automatismo cultural ou o fim decisivo da contemplação e a reintrodução do jogo na experiência estética? Um novo caminho da emancipação e da criação ou uma manobra mais para a mobilização do espectador? Em que intervimos quando interagimos? No entretenimento sem frotneiras e no jogo de fingir que ainda há mundo ou na nova esfera da globalização? O que significa esta espécie de junção entre activismo, tecnicismo, criação e entretenimento?
Maria Teresa Cruz(Dep. de Ciências da Comunicação - Univ. Nova de Lisboa) Graça Rocha Simões(Dep. de Ciências da Comunicação - Univ. Nova de Lisboa) Eric Alliez(Universidade de Middlesex, Londres)


SINTETIZAÇÃO E SIMULAÇÃO
A era moderna das máquinas começou talvez com o triunfo do pensamento analítico, mas é a síntese e o sintético que parecem constituir o seu horizonte. A síntese, que evoca uma das virtudes do mito, da poesia e também do conceito, será hoje sobretudo uma realidade técnica - a dos seres artificiais, dos mundos virtuais, e das experiências simulacrais? Esta nova produtividade que atravessa todos os domínios, da biologia às artes, é a aurora de uma nova idade da forma ou a decomposição decisiva de todas as formas, na combinatória e no hibridismo? Como pensar esta nova plasticidade?

José Augusto Mourão(Dep. de Ciências da Comunicação - Univ. Nova de Lisboa) António Ramires Fernandes (Mestrado de Computação Gráfica e Ambientes Virtuais, Univ.Minho) Peter Weibel(Zenter für Kunst und Medientechnologie, Karlsruhe)
Site Meter